SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Estágio de docência e metodologia de ensino de língua portuguesa: literatura como caminho para a formaçãoExpressões de cultura e educação nas obras literárias: a leitura em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; LEMGRUBER, Márcio Silveira; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos  e  BOHADANA, Estrella D'Alva Benaion. De Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educação. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.97-110. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0007.

Este artigo discute a experiência em uma disciplina de mestrado conduzida segundo uma abordagem baseada na sensibilização estética, por meio de obras do cinema, da literatura e da filosofia, como forma de questionar o maniqueísmo fundamentado nos discursos utópicos e distópicos que se alternam nas mídias e na literatura acadêmica acerca das tecnologias na educação. Examinando extremos que desconsideram ambivalências e valorizando as experiências trazidas pelos alunos, a disciplina os estimulou a refletir sobre a Educação, a sociedade contemporânea e a presença das tecnologias. Participaram da primeira turma 18 alunos que, ao longo do semestre, propuseram um total de 295 questões. O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência e os achados decorrentes de uma análise temática dessas questões. Apesar da forte presença de perguntas binárias, analógicas, comparativas ou que essencializam objetos e instituições, a experiência sugere que a arte e a filosofia podem desafiar convicções assentadas, porém, acríticas.

Palavras-chave : Formação de Pesquisadores; Tecnologias de Informação e Comunicação; Arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )