SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64De Metrópolis a Matrix: arte e filosofia na formação de pesquisadores em educaçãoNarrativas orais indígenas em sala de aula: música, interação social e transformação histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

PIATTI, Celia Beatriz  y  URT, Sônia da Cunha. Expressões de cultura e educação nas obras literárias: a leitura em questão. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.111-127. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0008.

Este estudo é fruto da análise das obras de literatura infanto-juvenil Tiquinho do Pantanal - o dia-a-dia de um pantaneirinho, de Marcela Lemos Monteiro e Pantanal- amor baguá, de José Hamilton Ribeiro. Pretende-se elaborar, a partir dele, uma proposta de trabalho de leitura com as crianças da região pantaneira. Na discussão ensejada o binômio educação e cultura é o alvo privilegiado, revelando que as obras em questão nos oferecem dados para encontrar, no cenário pantaneiro, a presença do homem como expressão importante. Considera-se que esta investigação oferecerá aos professores e alunos da região pantaneira um material relevante como estímulo à leitura nas salas de aula das escolas, oportunizando a esses sujeitos reconhecerem-se como construtores de sua história, ao mesmo tempo em que se apropriam dos produtos construídos pela cultura.

Palabras clave : Literatura; Cultura; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )