SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Expressões de cultura e educação nas obras literárias: a leitura em questãoDesrazão e Imaginação - Borges e(m) Outros e(m) fragmentos e(m) imagens-criações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

NEVES, Ivânia dos Santos. Narrativas orais indígenas em sala de aula: música, interação social e transformação histórica. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.129-143. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0009.

As narrativas orais indígenas muitas vezes são classificadas como lendas, um gênero menor da literatura, ou como mitos, que não merecem credibilidade como fontes histórias. Frequentemente, também são entendidas apenas como uma manifestação da palavra falada numa perspectiva homogênea de língua e não como um complexo processo de comunicação verbal, que pode envolver os gestos, a pintura, a voz, a música. Em 2010, durante a realização do projeto Crianças Suruí-Aikewára: entre a tradição e as novas tecnologias na escola, foram produzidos três livros e quatro filmes a partir das narrativas orais desta sociedade indígena. Este artigo, fundamentado na definição de interação social, analisa alguns resultados deste projeto, as possibilidades didáticas das narrativas orais indígenas e suas transformações históricas.

Palavras-chave : Aikewára; Asuriní; Mitologia Indígena.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )