SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Narrativas orais indígenas em sala de aula: música, interação social e transformação históricaLeitura política de um projeto de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

JANEIRO, Artur Rodrigues. Desrazão e Imaginação - Borges e(m) Outros e(m) fragmentos e(m) imagens-criações. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.145-162. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0010.

Algumas vezes nossa mente só acredita naquilo que nossos olhos veem. "Algumas vezes" porque nossos olhos não veem todas as coisas existentes - há coisas existentes que são invisíveis e a visão é apenas mais um sentido do nosso corpo. Entretanto, sem a visão (e os outros sentidos), a imaginação pode revelar coisas até então consideradas invisíveis e/ou inimagináveis. Coisas realmente invisíveis? Ou essas coisas são consideradas invisíveis por causa do nosso pobre conhecimento de mundo? Pobre? Não poderia ser "puro"? Questões como essas nos convidam a uma nova leitura de mundo - uma leitura por entre surreais fragmentos poéticos escritos pelo argentino Jorge Luís Borges e imagens criadas a partir de uma outra leitura do "livro da natureza"; imagens que não são vistas pelos olhos da carne. Loucura? Insanidade? Possibilidades para uma arte da vida e da morte, do vivo e do morto, das palavras e das coisas.

Palavras-chave : Arte; Literatura; Criação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )