SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Desrazão e Imaginação - Borges e(m) Outros e(m) fragmentos e(m) imagens-criaçõesAndarilhar para pensar a docência desde outros lugares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

OLIVEIRA, Nilton José dos Anjos de  e  RAMOS, Rosane Karl. Leitura política de um projeto de leitura. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.163-176. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0011.

Esse texto se propõe a descrever uma experiência de projeto de leitura desenvolvido numa unidade escolar da rede pública estadual do Rio de Janeiro, na região serrana, financiado pelo Governo Federal - Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) - através do Programa Ensino Médio Inovador. Tal projeto se baseou, além dos documentos disponibilizados pela Secretaria, nas indicações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no que diz respeito às interlocuções e cooperações entre as Instituições de Educação Superior (IES) e a rede pública de educação básica. Inicialmente, o texto discute a relevância e as articulações para a efetivação de qualquer projeto escolar (de leitura), em seguida descreve sucintamente o projeto realizado. A questão de fundo é que tão importante quanto um projeto de leitura é a leitura político-administrativa do que está envolvido em sua execução.

Palavras-chave : Formação de Leitores; Projeto Político-Pedagógico; Políticas Públicas.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )