SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Lectura política de un proyecto de lectura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

GARLET, Francieli Regina  y  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Andarilhar para pensar a docência desde outros lugares. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.81-95. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0006.

Este artigo apresenta alguns aspectos de uma experimentação em linhas de escrita sobre a docência a partir de um modo de pesquisa andarilho, em que o pesquisador, ao longo de suas andanças, recolhe coisas, perambula por 'entre' o instituído, sem se fixar. Articulado a esta concepção, pensamos o espaço liso, onde o pesquisador andarilho ganha velocidade, e o espaço estriado, que procura contê-lo. Com isso, buscamos pensar a docência a partir de elementos (poesias, narrativas, fotografias e experimentações artísticas) recolhidos em nossas andarilhagens pelas pesquisas, experimentados a partir do que dispararam em nós, pegos pelos seus vazios que intentam ser mais habitados que preenchidos; uma docência na qual é possível manter ou cavar um vazio que se possa habitar de diferentes maneiras, através do encontro com o outro.

Palabras clave : Pesquisar Andarilho; Espaço Liso; Espaço Estriado; Docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )