SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Leitura política de um projeto de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

GARLET, Francieli Regina  e  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Andarilhar para pensar a docência desde outros lugares. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.81-95. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0006.

Este artigo apresenta alguns aspectos de uma experimentação em linhas de escrita sobre a docência a partir de um modo de pesquisa andarilho, em que o pesquisador, ao longo de suas andanças, recolhe coisas, perambula por 'entre' o instituído, sem se fixar. Articulado a esta concepção, pensamos o espaço liso, onde o pesquisador andarilho ganha velocidade, e o espaço estriado, que procura contê-lo. Com isso, buscamos pensar a docência a partir de elementos (poesias, narrativas, fotografias e experimentações artísticas) recolhidos em nossas andarilhagens pelas pesquisas, experimentados a partir do que dispararam em nós, pegos pelos seus vazios que intentam ser mais habitados que preenchidos; uma docência na qual é possível manter ou cavar um vazio que se possa habitar de diferentes maneiras, através do encontro com o outro.

Palavras-chave : Pesquisar Andarilho; Espaço Liso; Espaço Estriado; Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )