SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65A leitura do livro como experiência: reflexões a partir da obra de Walter Benjamin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

BUTLEN, Max. A leitura: "uma prática cultural polimorfa". LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.13-34. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0013.

Pesquisas universitárias, avaliações nacionais e internacionais (em específico o PISA) identificaram, entre um número significativo de adolescentes, dificuldades de compreensão dos textos, dificuldades para tratar informações e, sobretudo, para inferir e interpretar. Ressaltaram ainda uma tendência a rejeição, crescente e preocupante, das leituras literárias escolares, em especial no ensino médio. Essa situação de crise não é insuperável. Na verdade, os jovens leem. As pesquisas em didática têm apontado novos rumos para o ensino de estratégias destinadas à promoção de uma leitura eficiente e sugerem uma oferta de leitura que estabeleça pontes entre a herança cultural clássica e as criações contemporâneas. A implementação e o êxito de tal ação pedagógica pressupõem o entendimento da leitura como uma aprendizagem cultural polimorfa que se abre a uma rede de gêneros e de práticas culturais.

Palavras-chave : Leitura; Prática Cultural; Ensino da Compreensão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )