SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue65Reading books as experience: reflections from the Walter Benjamin's worksCaptains of the Sands, novel and film in dialogue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

SILVEIRA JUNIOR, Célio da; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro  and  MACHADO, Andréa Horta. Livro didático de ciências e a mediação da leitura de seus textos em sala de aula. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.53-69. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0053.

Muito, e de há muito, e sob diversos enfoques se tem falado sobre o livro didático. No entanto, há poucos trabalhos que problematizem os aspectos relacionados à linguagem dos livros didáticos e seus usos no espaço escolar. Mesmo com a democratização do acesso ao livro didático, a dúvida recai sobre a sua utilização em sala de aula. Considerando essa problemática, parte-se da concepção de linguagem como produtora de sentidos para discutir a relação que se estabelece entre o livro didático de ciências (LDC) e a mediação pedagógica das leituras de seus textos em sala de aula. Discorre-se sobre as características do LDC, sobre as demandas que essas características impõem às práticas de leitura, e analisa-se o desenvolvimento de uma mediação específica. Objetiva-se, assim, contribuir para o debate sobre essas questões, voltando a atenção para os usos do texto didático na sala de aula por meio de leituras mediadas pelo professor.

Keywords : Livro Didático de Ciências; Leitura; Mediação Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )