SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65Capitães da Areia, romance e filme em diálogoLetramento literário na formação inicial do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

COSSETIN, Márcia  y  BROTTO, Ivete Janice de Oliveira. Um cotejamento da obra literária Capitães da Areia: uma história sobre pobreza, miséria e meninos de rua. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.87-98. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0087.

Neste artigo o objetivo é demonstrarmos a articulação existente entre uma obra literária e o contexto social de sua produção, além de apresentarmos a atualidade da temática mesmo após terem se passado setenta e oito anos da publicação do romance escolhido, qual seja: a obra literária Capitães da Areia, de Jorge Amado. Fundamentamonos teoricamente, para a análise, em Mikhail M. Bakthin, por entender a linguagem como uma construção em que se expressam sentidos e valores, organizados nos/pelos próprios eventos humanos. Oferecemos aqui um exemplo de como é possível ler uma crítica à organização social, já que os fatos constantemente remetem à realidade.

Palabras clave : Literatura; Ddiscurso; Organização Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )