SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65Fotografia, dobra e educaçãoVidas entrelaçadas: uma experiência intergeracional na educação não-formal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

D'OLIVO, Fernanda Moraes  y  MULLER, Laura Mingotti. A (re)constituição da relação entre sujeito e escrita: análise de uma vivência. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.133-150. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0133.

Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Neurolinguística Discursiva, analisaremos um recorte das atividades realizadas com uma criança de 11 anos que apresentava queixas de problemas de aprendizado de leitura e escrita. Realizada durante seu acompanhamento individual no Centro de Convivência de Linguagens - CCazinho - na Unicamp, ela consistiu na escrita, no computador, de um perfil dos personagens do filme Star Wars sugerida pelo sujeito. As análises nos mostraram que a escrita desse perfil, devido ao seu interesse pelo filme e uso do computador, proporcionou uma relação de troca entre o sujeito e a sua interlocutora, assim como mostrou uma mudança de visão da criança em relação à sua própria escrita.

Palabras clave : Leitura e Escrita; Neurolinguística; Computador e Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )