SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65Fotografia, dobra e educaçãoVidas entrelaçadas: uma experiência intergeracional na educação não-formal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

D'OLIVO, Fernanda Moraes  e  MULLER, Laura Mingotti. A (re)constituição da relação entre sujeito e escrita: análise de uma vivência. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.133-150. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0133.

Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Neurolinguística Discursiva, analisaremos um recorte das atividades realizadas com uma criança de 11 anos que apresentava queixas de problemas de aprendizado de leitura e escrita. Realizada durante seu acompanhamento individual no Centro de Convivência de Linguagens - CCazinho - na Unicamp, ela consistiu na escrita, no computador, de um perfil dos personagens do filme Star Wars sugerida pelo sujeito. As análises nos mostraram que a escrita desse perfil, devido ao seu interesse pelo filme e uso do computador, proporcionou uma relação de troca entre o sujeito e a sua interlocutora, assim como mostrou uma mudança de visão da criança em relação à sua própria escrita.

Palavras-chave : Leitura e Escrita; Neurolinguística; Computador e Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )