Leitura: Teoria e Prática
Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972
Abstract
SIMAO, Selma Machado and TASSONI, Elvira Cristina Martins. Vidas entrelaçadas: uma experiência intergeracional na educação não-formal. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.151-169. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0151.
Este artigo baseia-se em uma experiência educacional realizada com sujeitos de diferentes faixas etárias, frequentadores de uma organização não-governamental, localizada em Campinas (SP). Essa experiência proporcionou vivências intergeracionais, apostando na ampliação do repertório cultural e na melhoria da autoestima dos participantes. A prática educacional relatada aproximou a leitura e as linguagens escrita e pictórica. Ela contou com dez oficinas com o objetivo de favorecer a imersão dos participantes nas dimensões da subjetividade, buscando criar ambientes propícios para o desenvolvimento de capacidades expressivas e afetivas que pudessem promover o envolvimento social intergeracional, o fortalecimento dos laços de pertencimento e a reconstrução da memória compartilhada. A experiência possibilitou a interface entre a cultura do adulto e a cultura da criança e do adolescente, evidenciando preferências estéticas, diferentes modos de pensar e conhecimentos de mundo, estreitando as fronteiras entre gerações e subvertendo as práticas educacionais tradicionais sedimentadas e esvaziadas de significação.
Keywords : Leitura; Escrita; Arte-Educação.