SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número65A (re)constituição da relação entre sujeito e escrita: análise de uma vivência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

SIMAO, Selma Machado  e  TASSONI, Elvira Cristina Martins. Vidas entrelaçadas: uma experiência intergeracional na educação não-formal. LTP [online]. 2015, vol.33, n.65, pp.151-169. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n65dez0151.

Este artigo baseia-se em uma experiência educacional realizada com sujeitos de diferentes faixas etárias, frequentadores de uma organização não-governamental, localizada em Campinas (SP). Essa experiência proporcionou vivências intergeracionais, apostando na ampliação do repertório cultural e na melhoria da autoestima dos participantes. A prática educacional relatada aproximou a leitura e as linguagens escrita e pictórica. Ela contou com dez oficinas com o objetivo de favorecer a imersão dos participantes nas dimensões da subjetividade, buscando criar ambientes propícios para o desenvolvimento de capacidades expressivas e afetivas que pudessem promover o envolvimento social intergeracional, o fortalecimento dos laços de pertencimento e a reconstrução da memória compartilhada. A experiência possibilitou a interface entre a cultura do adulto e a cultura da criança e do adolescente, evidenciando preferências estéticas, diferentes modos de pensar e conhecimentos de mundo, estreitando as fronteiras entre gerações e subvertendo as práticas educacionais tradicionais sedimentadas e esvaziadas de significação.

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Arte-Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )