SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue66Notes to think of reading... The learning of Zarathustra's creative willReading and its alimentary metaphors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

FRANCO, Wagner Ernesto Jonas. Gestos de interpretação em favor de uma leitura múltipla. LTP [online]. 2016, vol.34, n.66, pp.47-59. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n662016059.

O objetivo deste trabalho é compreender os gestos de leitura e interpretação de que o sujeito-aluno lança mão diante do texto e a forma como se constitui autor a partir deles. Para isso, analisar-se-á a descrição escrita de uma tirinha em quadrinhos lida pelos alunos em uma oficina de escrita na escola em que estudam em Pouso Alegre-MG. A base teórico-metodológica é a Análise de Discurso de linha francesa. Com esse estudo con­cluiu-se que é constitutivo do sujeito o caráter heterogêneo da língua: os alunos possuem diferentes relações com a língua(gem), e o trabalho com textos autênticos, relevantes e valorizados socialmente pode contribuir para melhorar a leitura escolar e o posicionamento como autor do que escreve.

Keywords : Gestos de Leitura; Sujeito; Texto; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )