SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número66Leitura e suas metáforas alimentaresVira logo a página! Mediação de leitura e processo de criação de livro de imagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

BUIN, Edilaine  e  MENEGUINI, Bianca Estefani. Tirinhas em situações de ensino e o alcance do leitor. LTP [online]. 2016, vol.34, n.66, pp.75-92. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n662016092.

Este artigo é resultado da análise das propostas referentes à leitura de tirinhas em um 6º ano de uma escola pública em Amambai-MS. Observando 73 tirinhas trabalhadas ao longo do ano, verifica-se quantitativamente que: (i) a maioria das atividades trata as tirinhas como gêneros discursivos, focalizando aspectos relevantes de leitura; (ii) a minoria é utilizada como pretexto para o ensino de gramática. Embora isso represente um quadro positivo, ainda se negligencia a questão da leitura em várias atividades. Na condução do uso do material didático, observa-se que se dedica maior tempo às atividades mais próximas da tradição gramatical, embora representem a minoria. Esse tipo de encaminhamento parece funcionar como clichê, lugar de esvaziamento dos sentidos. Fazer do aluno um leitor é estar diante da possibilidade de se perder, ao fugir do que é corriqueiro - risco do qual muitos se distanciam, apesar de duas décadas de orientações inovadoras nos documentos oficiais.

Palavras-chave : Leitura; Tiras; Ensino de Língua Portuguesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )