SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número66Tirinhas em situações de ensino e o alcance do leitorAs dicotomias da leitura na educação básica: reflexões sobre o "literário" e o "não literário" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

ARAUJO, Hanna Talita Gonçalves Pereira de. Vira logo a página! Mediação de leitura e processo de criação de livro de imagem. LTP [online]. 2016, vol.34, n.66, pp.93-110. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n662016110.

Este artigo discute o processo de criação do livro de imagem no que tange a sua especi­ficidade narrativa, tendo como foco a mediação da leitura. Propõem-se como material de análise imagens partilhadas em dinâmica de leitura realizada com um grupo de crianças pré-escolares e um artista. As imagens fazem parte de uma narrativa visual construída na interlocução entre o artista e essas crianças. As dificuldades de leitura e expectativas de continuação dão-nos indí­cios de como as crianças realizam a leitura das imagens. Por outro lado, evidenciam-se algumas expectativas dos autores em relação à leitura, as quais, por vezes, não correspondem ao previsto.

Palabras clave : Livro de Imagem; Processo de Criação; Mediação de Leitura de Imagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )