SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número67La necesidad de lo imposible: pensar, enseñar, leer... la filosofía de una escuela popularDo romance à história em quadrinhos: dupla restrição da transposição narrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

ZILBERMAN, Regina. Os Congressos de Leitura (COLEs) e a crise de leitura, então e agora. LTP [online]. 2016, vol.34, n.67, pp.27-38. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n672016038.

Nos anos 1980, por ocasião dos primeiros Congressos de Leitura (COLEs) e da fundação da Associação de Leitura do Brasil, o debate relativo à(s) crise(s) de leitura apoiava-se em concepções de livro, literatura e leitor articuladas entre si e que privilegiavam obras impressas e canônicas. Aquelas concepções, no contexto das mudanças ocorridas nas últimas décadas, talvez não mais se sustentem, indicando que o conceito de leitura, ele mesmo, encontra-se em crise, o que implica a necessidade de propor políticas de formação do leitor que levem em conta a situação diferenciada experimentada no novo milênio.

Palabras clave : Livro; Literatura; Leitor; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )