SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Infância, tempo e imagem: contornos para uma infância da educaçãoLiteratura na Educação Infantil: modos de trabalho com textos e possibilidades do desenvolvimento da capacidade criativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

TOMASI, Áurea Regina Guimarães; BARROS, Lúcio Alves  y  SILVA, Sara Clementina. Práticas e condições de produção de leitura: percurso biográfico de estudantes de Pedagogia. LTP [online]. 2016, vol.34, n.68, pp.29-43. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n682016043.

Este texto trata de parte de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer as práticas de leitura de estudantes de graduação em Pedagogia. Partiu-se do pressuposto de que sua familiaridade e seu traquejo com as práticas de leitura são fundamentais para a formação docente e para que, em um futuro próximo, eles possam formar leitores em suas práticas profissionais como pedagogos. Fundamentado principalmente na Sociologia da leitura, este estudo buscou conhecer as condições de produção das práticas de leitura no percurso biográfico, desde os primeiros contatos com a leitura em casa e na família, passando pelo ensino fundamental, até o curso de Pedagogia. Optou-se por uma metodologia qualitativa, entrevistando estudantes de três instituições de ensino superior. Constatou-se que os entrevistados consideram de grande importância as modificações que as práticas de leitura provocaram em suas vidas e na formação docente.

Palabras clave : Práticas de Leitura; Formação de Pedagogo; Percurso Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )