SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68Literary Criticism in schools: paths and detoursBases and legal foundations for the discussion of gender and sexuality in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

ROCHA, Max Silva da  and  SILVA, José Bezerra da. Reflexões sobre educação escolar quilombola. LTP [online]. 2016, vol.34, n.68, pp.79-91. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n682016091.

Este artigo comenta a incipiente Educação Escolar Quilombola, reflete sobre suas características e os seus beneficiados. Evidencia também a ingerência do Banco Mundial nesse modelo de educação, cujo projeto se direciona aos países periféricos, pois visa fortalecer basicamente o Ensino Fundamental, priorizando os atos de ler, escrever e contar. Dessa forma, esse projeto de educação escolar se fundamenta na lógica do capital, substituindo o confronto de classes por formas sociais conciliatórias, capazes de reforçar a sociabilidade consensual apregoada pelo neoliberalismo, em que se destacam como bandeira de luta somente a obtenção da cidadania e a participação democrática, mas sem romper com o sistema. Ver-se-á também ser possível ao professor/a de aluno quilombola ressignificar as elaborações sobre a Educação Escolar Quilombola, fazendo que esse modelo de educação contribua no processo de lutas e de melhorias locais, sem perder de vista a possibilidade de visualizar uma sociedade plenamente emancipada.

Keywords : Educação Quilombola; Banco Mundial; Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )