SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Crítica literária na escola: caminhos e descaminhosBases e fundamentos legais para a discussão de gênero e sexualidade em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

ROCHA, Max Silva da  y  SILVA, José Bezerra da. Reflexões sobre educação escolar quilombola. LTP [online]. 2016, vol.34, n.68, pp.79-91. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n682016091.

Este artigo comenta a incipiente Educação Escolar Quilombola, reflete sobre suas características e os seus beneficiados. Evidencia também a ingerência do Banco Mundial nesse modelo de educação, cujo projeto se direciona aos países periféricos, pois visa fortalecer basicamente o Ensino Fundamental, priorizando os atos de ler, escrever e contar. Dessa forma, esse projeto de educação escolar se fundamenta na lógica do capital, substituindo o confronto de classes por formas sociais conciliatórias, capazes de reforçar a sociabilidade consensual apregoada pelo neoliberalismo, em que se destacam como bandeira de luta somente a obtenção da cidadania e a participação democrática, mas sem romper com o sistema. Ver-se-á também ser possível ao professor/a de aluno quilombola ressignificar as elaborações sobre a Educação Escolar Quilombola, fazendo que esse modelo de educação contribua no processo de lutas e de melhorias locais, sem perder de vista a possibilidade de visualizar uma sociedade plenamente emancipada.

Palabras clave : Educação Quilombola; Banco Mundial; Neoliberalismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )