SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue68Bases and legal foundations for the discussion of gender and sexuality in the classroomThe pedagogical work and literacy: practices and possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

BARTHO, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro  and  AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. O ensino do gênero discursivo curriculum vitae em cursos de tecnologia por meio de sequência didática. LTP [online]. 2016, vol.34, n.68, pp.107-121. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n6820160121.

Este trabalho surgiu da observação das dificuldades de leitura e escrita de alunos de cursos superiores em relação a gêneros da esfera profissional da área de tecnologia. O objetivo foi elaborar e aplicar uma sequência didática com o gênero curriculum vitae, tomando uma perspectiva discursiva a partir de Bakhtin. O gênero currículo foi selecionado conforme a demanda observada dos alunos. Resultados apontam que os procedimentos permitiram o avanço em relação a aspectos não apenas técnicos da língua portuguesa e sua gramática, mas, sobretudo, a aspectos discursivos da linguagem, como seus efeitos de sentido. Para além desses aspectos, foi possível, devido ao gênero escolhido pressupor a escrita de si, tecer reflexões junto aos alunos de modo a influenciar sua autoestima, o que configura uma missão das instituições de ensino que veem seus alunos não apenas como sujeitos empíricos, mas também como sujeitos sociais e psicológicos, enfim, sujeitos da linguagem.

Keywords : Leitura e Escrita de Gêneros Discursivos; Sequência Didática; Curriculum Vitae.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )