SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Bases e fundamentos legais para a discussão de gênero e sexualidade em sala de aulaO trabalho pedagógico e a alfabetização: práticas e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

BARTHO, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro  y  AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. O ensino do gênero discursivo curriculum vitae em cursos de tecnologia por meio de sequência didática. LTP [online]. 2016, vol.34, n.68, pp.107-121. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n6820160121.

Este trabalho surgiu da observação das dificuldades de leitura e escrita de alunos de cursos superiores em relação a gêneros da esfera profissional da área de tecnologia. O objetivo foi elaborar e aplicar uma sequência didática com o gênero curriculum vitae, tomando uma perspectiva discursiva a partir de Bakhtin. O gênero currículo foi selecionado conforme a demanda observada dos alunos. Resultados apontam que os procedimentos permitiram o avanço em relação a aspectos não apenas técnicos da língua portuguesa e sua gramática, mas, sobretudo, a aspectos discursivos da linguagem, como seus efeitos de sentido. Para além desses aspectos, foi possível, devido ao gênero escolhido pressupor a escrita de si, tecer reflexões junto aos alunos de modo a influenciar sua autoestima, o que configura uma missão das instituições de ensino que veem seus alunos não apenas como sujeitos empíricos, mas também como sujeitos sociais e psicológicos, enfim, sujeitos da linguagem.

Palabras clave : Leitura e Escrita de Gêneros Discursivos; Sequência Didática; Curriculum Vitae.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )