SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número69La crónica literaria y la comunicación de un saber a través del cuerpo y la vozGestos imperceptíveis: cidades em (des) ocupações... (des)territorializações... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

LEITE, Amanda Maurício Pereira. Qual é o lugar da ficção na educação?. LTP [online]. 2017, vol.35, n.69, pp.25-35. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n6920170035.

Elege-se a fotografia como elemento ficcional para aproximá-la da Educação. O movimento aqui descrito procura pensar a produção de visualidades (que se dá dentro e fora das instituições de ensino), na tentativa de reconhecer o potencial emancipatório pedagógico da imagem - neste caso, a fotografia. Para tanto, expõe-se o interesse sobre as interfaces entre Ficção e Educação, atenta-se ao que acontece no espaço da fronteira, do “entre”, onde a fotografia é capaz de promover a e-ducação do olhar. Este exercício (descentralizado) articula o ver e o pensar. Entende-se que a emancipação do sujeito e a transformação do presente pode se dar na/pela ficção.

Palavras-chave : Fotografia; Ficção; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )