SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número69O protagonismo da leitura no projeto de formação integralista: livros no jornal Flamma Verde - Florianópolis (SC) - entre 1936-1938Da noção de subjetividade de Benveniste à leitura como ato enunciativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

TAVARES, Carla Nunes Vieira. Da implicância à implicação: possibilidades de ocupação da posição de professor no ensino de escrita. LTP [online]. 2017, vol.35, n.69, pp.73-86. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n6920170086.

A partir da análise de um relato de experiência docente, este artigo objetiva discutir saídas para o discurso de vitimização que caracteriza a ocupação da posição de professor de línguas, em especial no que diz respeito à escrita. Com base na mobilização de algumas noções da psicanálise lacaniana, a formação e o processo de ensino-aprendizagem são abordados, de modo a reivindicar que a transmissão do saber implique o investimento subjetivo, sendo impulsionada pela transferência. As considerações da análise do relato apontam que uma maior implicação na posição de professor estaria na dependência de uma relação criativa entre sujeito e saber, possibilitando ao docente abrir mão de um discurso de vitimização para assumir uma postura inventiva e responsável sobre a posição de professor.

Palavras-chave : Ensino-Aprendizagem de Línguas; Formação de Professores; Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )