SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue69From niggling to implication: possibilities of occupying the teacher’s position in teaching writingDialogues about the pedagogical practices from a course of continued education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

BALZAN, Carina Fior Postingher. Da noção de subjetividade de Benveniste à leitura como ato enunciativo. LTP [online]. 2017, vol.35, n.69, pp.87-102. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n69201700102.

O propósito deste artigo é, a partir da noção de subjetividade pensada por Émile Benveniste, abordar a leitura como um ato enunciativo. A reflexão teórica construída, com base nos artigos de Benveniste e em estudiosos da teoria da enunciação, como Flores, Barbisan, Teixeira e Normand, permite associar a leitura ao ato do sujeito que, de maneira individual, mobiliza a língua para enunciar-se. A subjetividade, na atividade da leitura, apresenta-se como a capacidade do leitor/locutor de apropriar-se da língua e atualizá-la, reconstituindo sentidos e posicionando-se no discurso como sujeito que diz eu.

Keywords : Leitura; Subjetividade; Teoria da Enunciação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )