SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número69Da noção de subjetividade de Benveniste à leitura como ato enunciativoA formação de leitores assumida como proposta pedagógica: das contradições às congruências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

MARTINEZ, Adriana Ofretorio de Oliveira Martin. Diálogos sobre os fazeres pedagógicos em um curso de formação continuada. LTP [online]. 2017, vol.35, n.69, pp.103-113. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n69201700113.

A reflexão tornou-se uma ação importante na formação do professor e de outros profissionais da educação, como orientadores pedagógicos, diretores, agentes de Educação Infantil, entre outros. Entretanto, que ações reflexivas são possíveis em ambientes de formação continuada? Na tentativa de dialogar sobre essa questão e inserido na vertente do profissional reflexivo, o presente texto propõe apresentar o contexto de um curso de formação continuada desenvolvido por uma Prefeitura Municipal do Estado de São Paulo. Intitulado “Do Planejamento ao Registro: as implicações dessas práticas para/no cotidiano da Educação Infantil”, esse curso buscou dialogar sobre diferentes práticas pedagógicas e, além disso, promover trocas de experiência e reflexão; e elaborar e registrar, com narrativas, as atividades que poderiam ser desenvolvidas no ambiente educacional com crianças pequenas. A reflexão, neste texto, parte da relação estabelecida entre experiência vivida e contada nesse curso, num caminho também apoiado por referenciais teóricos.

Palavras-chave : Reflexão; Práticas; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )