SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue69Dialogues about the pedagogical practices from a course of continued educationEncounters in border zones: contamination between teacher supervised practices and languages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

GHIGG, Gomercindo; CHAVES, Priscila Monteiro  and  SILVA, Rogéria Novo da. A formação de leitores assumida como proposta pedagógica: das contradições às congruências. LTP [online]. 2017, vol.35, n.69, pp.115-130. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n69201700130.

O presente artigo busca, a partir de uma investigação com um grupo de professores de uma escola pública de rede municipal, através de entrevistas semiestruturadas, pensar os entraves da atuação de professores na formação de leitores, considerando o vasto discurso utilizado pelos docentes com o advento do letramento. O referencial teórico adotado concentra-se mormente nos preceitos teóricos de Paulo Freire (e seus comentadores), bem como de autores outros que se destinam a pesquisar a leitura. Como conclusão, propõe-se que as práticas sociais cotidianas adentrem os programas escolares em projetos assumidos pelos professores, enquanto movimento realizado na própria instituição, problematizando o que se entende como tarefa da escola para a formação de leitores e buscando indicativos que enfrentem os limites concretos que o processo de escolarização vem imprimindo ao conhecimento cultural e cientificamente organizado.

Keywords : Formação de Leitores; Formação Permanente; Proposta Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )