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Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

GHIGG, Gomercindo; CHAVES, Priscila Monteiro  y  SILVA, Rogéria Novo da. A formação de leitores assumida como proposta pedagógica: das contradições às congruências. LTP [online]. 2017, vol.35, n.69, pp.115-130. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n69201700130.

O presente artigo busca, a partir de uma investigação com um grupo de professores de uma escola pública de rede municipal, através de entrevistas semiestruturadas, pensar os entraves da atuação de professores na formação de leitores, considerando o vasto discurso utilizado pelos docentes com o advento do letramento. O referencial teórico adotado concentra-se mormente nos preceitos teóricos de Paulo Freire (e seus comentadores), bem como de autores outros que se destinam a pesquisar a leitura. Como conclusão, propõe-se que as práticas sociais cotidianas adentrem os programas escolares em projetos assumidos pelos professores, enquanto movimento realizado na própria instituição, problematizando o que se entende como tarefa da escola para a formação de leitores e buscando indicativos que enfrentem os limites concretos que o processo de escolarização vem imprimindo ao conhecimento cultural e cientificamente organizado.

Palabras clave : Formação de Leitores; Formação Permanente; Proposta Pedagógica.

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