SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número70Medidas de silêncio e voz: a presença feminina em La Noire de... e em Contra a paredeNas margens do (con)texto: Projeto Agente de Leitura atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

GREENE, Liz. Falar, Cantar, Gritar: o controle da voz feminina no cinema americano. LTP [online]. 2017, vol.35, n.70, pp.67-83. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n7020170067.

Os pesquisadores dos estudos fílmicos feministas vêm argumentando, há muito tempo, que existe um preconceito visual na maneira como o corpo feminino é representado nas telas. Este artigo1 explora o prolongamento desse preconceito ao incluir o som: como o som é utilizado para representar as mulheres no cinema americano. Explora-se aqui a representação sonora em alguns filmes-chave, incluindo Dançando na Chuva (Singin’in the Rain), Cidade dos Sonhos (Mulholand Drive), Veludo Azul (Blue Velvet) e Cidadão Kane (Citizen Kane).

Palavras-chave : Som; Voz Feminina; Canto; Cinema Americano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )