Leitura: Teoria e Prática
Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972
Abstract
CAMILO, Thiago Moura and OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. O trabalho com leitura em um sexto ano do ensino fundamental: limites e possibilidades. LTP [online]. 2017, vol.35, n.70, pp.101-116. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n7020170101.
Este artigo é o recorte de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os processos de mediação dos professores das diversas áreas do conhecimento - Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática - na promoção leitora dos alunos de um sexto ano do ensino fundamental, anos finais- eleitas as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. A pesquisa inseriu-se no contexto de uma investigação financiada pelo CNPq/CAPES, com o duplo objetivo de compreender as elaborações dos professores para o trabalho com a leitura e os aspectos relativos à formação de leitores e escritores na escola básica. Teoricamente, assumiu-se a perspectiva histórico- cultural do desenvolvimento humano, tal qual formulada por Vigotski (1998, 2008), articulada à perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin (1997, 2009). Evidenciou-se a promoção da leitura em sala de aula, com a predominância de práticas cujos fins e modos se voltaram para as especificidades de cada disciplina, e não possibilitaram a compreensão, o comentário, a réplica, a interlocução e o cotejo entre textos. Esse modo de conceber a leitura evidenciou uma concepção de linguagem voltada para busca de informações no texto, em detrimento do processo de interação entre os sujeitos.
Keywords : Linguagem; Texto; Leitura; Interlocução; Cotejamento.