SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número72Errâncias: cartografias em trajetos de-formativosVariações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

ZANCHETTA JR, Juvenal; MAZZO, Keli  y  MENEGON, Erika Nogueira. Gêneros textuais nos livros didáticos do Ensino Médio. LTP [online]. 2018, vol.36, n.72, pp.99-114. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv36n722018000114.

Este artigo analisa o conjunto de textos de terceiros constantes em livros didáticos aprovados pelo MEC em 2015, dentro do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Partindo da referência de gênero textual amparada pelas diretrizes curriculares nacionais, avaliam-se as coleções mais distribuídas no país, observando-se os gêneros empregados, os domínios discursivos a que os gêneros se referem, as condições de apresentação e finalidades dos textos. Observam-se ainda características que ajudam a explicar o sucesso da coleção mais distribuída no PNLEM/2015.

Palabras clave : Livro Didático; Gêneros Textuais; Textos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )