SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número72Gêneros textuais nos livros didáticos do Ensino MédioUma professora visitante na Faculdade de Educação da Unicamp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

MOSSI, Cristian Poletti  e  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens. LTP [online]. 2018, vol.36, n.72, pp.115-131. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv36n722018000131.

O artigo trata da produção de pesquisas, sobretudo em educação, que, ao buscar outros parâmetros de produção/validação, se envolvem em alguma medida com arte. Entendendo que as facetas da produção artística são inúmeras e não necessariamente visuais, o recorte mais preciso que foi escolhido para se debruçar é o do uso de materiais visuais em geral nessas investigações. Nesse sentido, após transitar por algumas concepções de arte com as quais os autores têm trabalhado e de discutir sob o ponto de vista teórico a gênese de metodologias artísticas no campo das investigações em educação, uma cena será, ao final do texto, mais especificamente tratada: a da utilização que o autor fez em sua tese de doutorado (orientada pela coautora deste artigo), das imagens de algumas obras da artista visual Shannon Rankin, como disparador visual para constituir o que na pesquisa foi nomeado de ‘sobrejustaposições’ enquanto estratégia metodológica.

Palavras-chave : Arte; Imagem; Pesquisa em Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )