SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número72Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

TELES, Maria Amélia de Almeida. Uma professora visitante na Faculdade de Educação da Unicamp. LTP [online]. 2018, vol.36, n.72, pp.135-149. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv36n722018000149.

Este ensaio traz experiências, impressões e reflexões sobre minha atuação como professora visitante da Faculdade de Educação da Unicamp, no primeiro semestre de 2017, quando então ministrei a disciplina “Direito à Educação e à Infância: Educação Infantil em creches, uma história das mulheres”. Falo da minha surpresa ao participar de um edital aberto para ativistas, especialistas, o que para mim é algo inédito, e a emoção de uma ativista se transformar em professora visitante. Isto me fez voltar no tempo em que trabalhei numa creche municipal em São Paulo. Conto também dos impactos vividos todas as segundas- -feiras, ao entrar na sala e ver o interesse de alunas e alunos em conhecer os feminismos, a história das lutas por creche e a história das lutas das mulheres, em particular, sobre guerrilheiras que resistiram aos desmandos da ditadura em nosso país, sendo que muitas delas foram assassinadas pelos agentes da repressão. Em resumo, abordo aspectos que mais me impactaram sem deixar de apontar as dificuldades minhas e da própria vida acadêmica.

Palavras-chave : Creche; Educação Infantil; Feminismo; História da Luta das Mulheres; Professora Visitante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )