SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número73Boca de lixo: el otro, el nombre y el encuentroPor entre as tardes e os efeitos dos encontros com Margueritte ou dos descaminhos de uma ethopoiesis de si índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

FERRARI, Anderson; SOUZA, Marcos Lopes de  y  CASTRO, Roney Polato de. Fazendo e desfazendo gênero em Billy Elliot. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.51-67.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2317-0972.

O convite deste artigo é colocar o pensamento sob suspeita: por que se pensa o que se pensa? Como os pensamentos organizam as ações no mundo e as relações pessoais? São estas questões que estão no foco das problematizações que se tomam como desafio a partir do filme Billy Eliot, a história de um menino que insiste em romper com a tradição familiar de lutadores de boxe, para se arriscar no balé. A partir deste drama cinematográfico, discute-se a construção dos gêneros pela perspectiva de Judith Butler, ou seja, como o masculino pode ser entendido dentro do projeto de fazer e desfazer o gênero.

Palabras clave : Gênero; subjetivações; educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )