SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número73Fazendo e desfazendo gênero em Billy ElliotQuando ainda não existia a palavra: M - o vampiro de Dusseldorf (1931) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

DIAS, Rosimeri de Oliveira  y  BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Por entre as tardes e os efeitos dos encontros com Margueritte ou dos descaminhos de uma ethopoiesis de si. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.69-85.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2317-0972.

Este trabalho é feito por meio de uma aproximação ética, estética e política entre a formulação foucaultiana de escrita de si, e o filme “Minhas tardes com Margueritte”, de Jean Becker. Aposta na tessitura de bons encontros, para problematizar uma prática de constituição de um sujeito ético no presente. Encontros são tomados, conforme propõe Gilles Deleuze, como o que pode fazer vibrar e revigorar a força de um acontecimento. O trabalho é dividido em dois momentos: amizade e seus efeitos ethopoiéticos; e práticas de si e seus entrelaçamentos com cinema e diferença. A força de um bom encontro é revigorada quando ela é posta numa perspectiva que desloca os pontos de vista dos personagens do filme, fazendo com que as imagens movimento e tempo mostrem feituras, apostando na força alegre de uma prática de si, para poder diferir e inventar modos outros de viver.

Palabras clave : Escrita de si; acontecimento; ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )