SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número73Fazendo e desfazendo gênero em Billy ElliotQuando ainda não existia a palavra: M - o vampiro de Dusseldorf (1931) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

DIAS, Rosimeri de Oliveira  e  BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Por entre as tardes e os efeitos dos encontros com Margueritte ou dos descaminhos de uma ethopoiesis de si. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.69-85.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2317-0972.

Este trabalho é feito por meio de uma aproximação ética, estética e política entre a formulação foucaultiana de escrita de si, e o filme “Minhas tardes com Margueritte”, de Jean Becker. Aposta na tessitura de bons encontros, para problematizar uma prática de constituição de um sujeito ético no presente. Encontros são tomados, conforme propõe Gilles Deleuze, como o que pode fazer vibrar e revigorar a força de um acontecimento. O trabalho é dividido em dois momentos: amizade e seus efeitos ethopoiéticos; e práticas de si e seus entrelaçamentos com cinema e diferença. A força de um bom encontro é revigorada quando ela é posta numa perspectiva que desloca os pontos de vista dos personagens do filme, fazendo com que as imagens movimento e tempo mostrem feituras, apostando na força alegre de uma prática de si, para poder diferir e inventar modos outros de viver.

Palavras-chave : Escrita de si; acontecimento; ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )