SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número73Quando ainda não existia a palavra: M - o vampiro de Dusseldorf (1931)Heterotopias e trajetividades: lugares para as diferenças nas subjetividades nômades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

ARAUJO, Pedro Felipe M. de  y  BAPTISTA, Luis Antonio dos Santos. Ética como jogo de cena. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.105-118.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2317-0972.

Tendo como foco o documentário Jogo de cena, de Eduardo Coutinho, o artigo objetiva propor questionamentos acerca das posturas dominantes de interpretação sobre o sujeito de uma história narrada. Deseja também apresentar outras possibilidades de sentido do que seja a alteridade no convívio com a diferença. O filme, ao situar a cena da fala como um jogo aberto, se desloca da busca de uma estável verdade sobre si que o outro revelaria. Esse deslocamento desprivatiza a esfera do íntimo, possibilitando a produção de uma obra aberta, que torna inoperante uma leitura única. Inspirado nas contribuições de Walter Benjamin, entre outros autores, pretende-se ressaltar a aposta de uma ética que promova percepções de mundo que não se esgotem na tentativa de classificar uma narrativa no âmbito identitário ou privatizante da subjetividade. A ética como jogo político onde histórias recusam a conclusividade do fim.

Palabras clave : Cinema documentário; subjetividade; ética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )