SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue73Heterotopias and trajectivities: places for differences in nomad subjecitivitiesThe challenges for the formation of students readers: the analysis of an experience at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

LUZ, Raquel Leão  and  FISCHER, Rosa Maria Bueno. Convite à criação: deslocamentos da palavra na escola. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.137-153.  Epub July 24, 2019. ISSN 2317-0972.

Neste artigo, discutimos o tema do convite à criação na escola, especialmente em relação à leitura e à escrita, a fim de pensá-lo como invenção de outros modos de experienciar as palavras em uma narrativa literária. Pensamos o tema do convite a partir das noções de sensibilidade, limite e comoção, junto a autores como Michel Foucault, Anton Tchékhov, Agnès Varda e Wim Wenders. Guardadas as distâncias, as autorias e as condições de produção, os materiais artísticos e filosóficos produzidos por esses autores são mobilizados, lado a lado, na discussão de dois contos produzidos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. No enlace entre filosofia, arte e escrita literária, problematizamos a leitura e a escrita na escola, como convite ao deslocamento.

Keywords : escrita literária; escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )