SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número73Heterotopias e trajetividades: lugares para as diferenças nas subjetividades nômadesOs desafios para a formação de alunos leitores: a análise de uma experiência na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

LUZ, Raquel Leão  e  FISCHER, Rosa Maria Bueno. Convite à criação: deslocamentos da palavra na escola. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.137-153.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2317-0972.

Neste artigo, discutimos o tema do convite à criação na escola, especialmente em relação à leitura e à escrita, a fim de pensá-lo como invenção de outros modos de experienciar as palavras em uma narrativa literária. Pensamos o tema do convite a partir das noções de sensibilidade, limite e comoção, junto a autores como Michel Foucault, Anton Tchékhov, Agnès Varda e Wim Wenders. Guardadas as distâncias, as autorias e as condições de produção, os materiais artísticos e filosóficos produzidos por esses autores são mobilizados, lado a lado, na discussão de dois contos produzidos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. No enlace entre filosofia, arte e escrita literária, problematizamos a leitura e a escrita na escola, como convite ao deslocamento.

Palavras-chave : escrita literária; escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )