SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue73An invitation to create: transformative experiences with literary writing in school classesDigital literacy: cognitive and affective processes in the written production of young people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

ARAUJO, João Marcos Pulz  and  TASSONI, Elvira Cristina Martins. Os desafios para a formação de alunos leitores: a análise de uma experiência na escola. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.155-171.  Epub July 24, 2019. ISSN 2317-0972.

Este artigo apresenta os resultados de estudo de caso que teve o objetivo de analisar uma experiência em uma escola pública de cidade do interior do estado de São Paulo, denominada Projeto Sarau Literário, visando a desenvolver nos alunos o gosto pela leitura literária. O Projeto propõe diversas atividades, envolvendo o universo literário, que colaboram para aproximar os alunos de novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. Pautados pela teoria histórico-cultural, identificamos, no projeto, fatores que contribuem ou dificultam a aproximação dos alunos da literatura e da leitura literária. Nesse recorte, destacamos a mediação pedagógica e as mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados contribuem para as reflexões sobre a qualidade e a natureza da mediação e sua relação com a formação de leitores. Também evidenciaram que o Projeto Sarau Literário constitui proposta promissora para a formação de alunos leitores.

Keywords : Literatura; leitura literária; mediação pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )