SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número73Os desafios para a formação de alunos leitores: a análise de uma experiência na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

PAIXAO, Sérgio Vale da  e  SOUZA, Leonardo Lemos de. Letramento digital: processos cognitivos e afetivos na produção escrita de jovens. LTP [online]. 2018, vol.36, n.73, pp.173-188.  Epub 24-Jul-2019. ISSN 2317-0972.

Em contextos cada vez mais tecnológicos, torna-se cada vez mais urgente repensar o processo de ensino e aprendizagem a fim de levar em consideração a formação integral dos discentes. Ensinar e aprender em tempos digitais tem sido o grande desafio da escola contemporânea já que os inúmeros meios de interação e comunicação, que são as redes sociais da Internet, têm competido consideralvelmente com a escola. O presente artigo problematiza o trabalho com a produção escrita na escola, defendendo que a cognição e a afetividade encontram-se indissóciáveis, em busca de uma formação integral dos educandos. Defende-se não só a formação acadêmico-científica, mas a formação emocional dos estudantes. Por meio da literatura especializada e a partir de nossa experiência na docência, procuramos apresentar uma discussão sobre o tema das novas tecnologias e as subjetividades contemporâneas na educação, principalmente no que diz respeito à produção escrita.

Palavras-chave : Novas tecnologias; cognição; afetividade; produção escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )