SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número74Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poéticoO Cupido e o leitor: afetividade na mediação da leitura literária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Leitura: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972

Resumo

MELO, Keylla Rejane Almeida  e  BRITO, Antonia Edna. Práticas de leitura e escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentido. LTP [online]. 2018, vol.36, n.74, pp.31-45.  Epub 02-Ago-2019. ISSN 2317-0972.

O presente texto é resultado de pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, intitulada “Os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil”, realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Teresina-PI, envolvendo oito interlocutoras que, a partir da escrita de diários de aula, refletiram sobre suas práticas de leitura e de escrita com crianças, na faixa etária de 3 a 6 anos de idade. O estudo buscou responder: Quais os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil? Constatou-se, entre outras questões, que o texto não vem sendo trabalhado como prática social de usos da leitura e da escrita, aparecendo, na maioria das vezes, como pano de fundo para trabalhar mecanicamente essas habilidades linguísticas.

Palavras-chave : Educação infantil; linguagem escrita; gêneros textuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )