SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número74Práticas de leitura e escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentidoLeitura e interlocução na sala de aula: um olhar para a produção e circulação de sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

SOUZA, Solange da Silva; SILVA, Paulo Demetrio Pomares da  y  SOUZA, Nilo Carlos Pereira de. O Cupido e o leitor: afetividade na mediação da leitura literária. LTP [online]. 2018, vol.36, n.74, pp.47-58.  Epub 02-Ago-2019. ISSN 2317-0972.

O presente artigo, resultante de uma investigação bibliográfica, tenta contribuir com reflexões sobre um componente que está presente em muitas das bem sucedidas experiências que promovem o encontro transformador com a leitura literária: a afetividade, algo que ao nosso entender passa muitas vezes despercebido como elemento partícipe do processo de constituição do leitor. Situando essa discussão no contexto educacional escolar, temos como inspiração teórica o fundador da psicologia histórico-cultural, Lev Semyonovich Vigotski (1896 - 1934). Para contribuir com tal argumentação, convidamos para esta “roda de leitura” Paulo Freire (1921 - 1997), grande representante brasileiro da teoria crítica da educação. Juntos a estes importantes teóricos, propomos pensar sobre o lugar das emoções na formação de leitores literários.

Palabras clave : Leitura literária; formação do leitor literário; afetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )