SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue74The Cupid and the reader: affectivity in the mediation of literary reading(Re)constructing Portuguese language classes in the dialogue between university and school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo  and  GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. Leitura e interlocução na sala de aula: um olhar para a produção e circulação de sentidos. LTP [online]. 2018, vol.36, n.74, pp.59-75.  Epub Aug 02, 2019. ISSN 2317-0972.

O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de Mestrado que focaliza as interlocuções entre os sujeitos (professora e alunos) no cotidiano de uma sala de aula, a fim de encontrar indícios dos sentidos elaborados pelas crianças em meio às atividades escolares. A proposta metodológica assume a perspectiva de atuação participante no campo. Entre os acontecimentos diários registrados pela professora em um caderno, destacamos neste artigo a leitura oral de um conto, A pequena vendedora de fósforos, do autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 - 1875). Os enunciados dos alunos indiciam uma multiplicidade de sentidos posta em circulação, em uma dinâmica interativa vivida em aula. Seus dizeres e os da professora marcam diversas elaborações produzidas por eles durante a leitura. A pesquisa, fundamentando-se nos estudos histórico-culturais, procurou ressaltar os processos de atribuição de sentidos em que os sujeitos estão imersos na escola, que se constituem como um dos modos de apropriação da cultura humana.

Keywords : Leitura; sentidos; interlocução.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )