SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número74O Cupido e o leitor: afetividade na mediação da leitura literária(Re)construindo aulas de Língua Portuguesa no diálogo entre universidade e escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Leitura: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 0102-387Xversión On-line ISSN 2317-0972

Resumen

BARBOSA, Giovana Tolesani Camargo  y  GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. Leitura e interlocução na sala de aula: um olhar para a produção e circulação de sentidos. LTP [online]. 2018, vol.36, n.74, pp.59-75.  Epub 02-Ago-2019. ISSN 2317-0972.

O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de Mestrado que focaliza as interlocuções entre os sujeitos (professora e alunos) no cotidiano de uma sala de aula, a fim de encontrar indícios dos sentidos elaborados pelas crianças em meio às atividades escolares. A proposta metodológica assume a perspectiva de atuação participante no campo. Entre os acontecimentos diários registrados pela professora em um caderno, destacamos neste artigo a leitura oral de um conto, A pequena vendedora de fósforos, do autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 - 1875). Os enunciados dos alunos indiciam uma multiplicidade de sentidos posta em circulação, em uma dinâmica interativa vivida em aula. Seus dizeres e os da professora marcam diversas elaborações produzidas por eles durante a leitura. A pesquisa, fundamentando-se nos estudos histórico-culturais, procurou ressaltar os processos de atribuição de sentidos em que os sujeitos estão imersos na escola, que se constituem como um dos modos de apropriação da cultura humana.

Palabras clave : Leitura; sentidos; interlocução.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )