SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue74(Re)constructing Portuguese language classes in the dialogue between university and schoolThe challenge of interculturality facing the challenge of literary literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

CHEREM, Lúcia Peixoto  and  OPOLZ, Suellym Fernanda. Alice no País da LIBRAS: uma experiência/reflexão pedagógica de letramento para educandos surdos. LTP [online]. 2018, vol.36, n.74, pp.91-108.  Epub Aug 02, 2019. ISSN 2317-0972.

Ler e escrever pode ser fascinante quando a aprendizagem é ambientada por temáticas que despertam o interesse e estimulam o imaginário infantil. E para os alunos surdos, que aprendem a ler pela via lexical, a prática de letramento precisa ser instigante, conduzindo e desafiando o educando ao uso funcional da leitura e da escrita e à descoberta de um mundo de conhecimentos, tal como a menina Alice, de Alice no País das Maravilhas, da obra de Lewis Carroll. Ou seja: o processo de letramento precisa ser significativo, com temas que despertem o interesse das crianças para uma efetiva construção de sua aprendizagem. Assim, este projeto de letramento pela via direta - realizado entre agosto e setembro 2016 com uma turma do 3° ano do ensino fundamental de uma escola de educação bilíngue para surdos - foi contextualizado na obra Alice no País das Maravilhas, tendo por objetivo estimular a leitura e desenvolver a escrita. Tal projeto mostrou-se efetivo, oportunizando aos alunos surdos a construção e assimilação de significados para palavras, frases e textos lidos, e desenvolvendo o uso funcional da leitura e da escrita em português brasileiro - na perspectiva de uma segunda língua, já que a língua natural dos educandos surdos é a LIBRAS. Então, utilizando a LIBRAS como ferramenta de mediação e pautando-se na interdisciplinaridade, este projeto de letramento foi estruturado em etapas de leitura, interpretação, produção e narrativa, promovendo atividades de análise linguística, leitura ideovisual de variados gêneros textuais e produção escrita de textos coletivos e individuais - contextualizadas no enredo da obra de Lewis Carroll.

Keywords : Letramento; educação bilíngue; prática pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )