SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20HYBRID FACTOR REDUCTION AS A DATA MINING TECHNIQUE FOR LARGE SCALE EDUCATIONAL ASSESSMENTTHE RELATIONSHIP BETWEEN EVASION AND EMPLOYABILITY MEDIATED BY THE DEVELOPMENT OF SKILLS: A CASE STUDY ON THE PHILOSOPHY COURSE/UFMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

ATVARS, Teresa Dib Zambon; SERAFIM, Milena Pavan  and  CARNEIRO, Ana Maria. Os Desafios Da Gestão Da Qualidade Numa Universidade Pública Brasileira: A Experiência Da Unicamp. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70275.  Epub Sep 05, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870275.

Neste artigo, apresenta-se a experiência da Unicamp nos processos de avaliação institucional e de planejamento estratégico, a partir dos anos 2000, sob duas perspectivas: das recomendações pelos comitês externos e da análise da percepção das comissões internas. Apresenta-se, também, uma análise do Sinaes e do modelo do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Documentos referentes aos cinco ciclos mostram que os processos se tornam mais abrangentes, mas há limitações operacionais, que restringem a amplitude da avaliação. As questões formuladas às comissões internas de cada órgão avaliado, nos processos AI/2009-20013 e AI/2014-2018, prospectou a percepção da comunidade sobre a importância da avaliação e do planejamento decorrente dela, mostrando gradativa integração entre os mesmos.

Keywords : universidades públicas; avaliação institucional; governança universitária; planejamento estratégico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )