SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20REDUÇÃO FATORIAL HÍBRIDA COMO TÉCNICA DE MINERAÇÃO DE DADOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALAA RELAÇÃO ENTRE EVASÃO E EMPREGABILIDADE MEDIADA PELO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versión On-line ISSN 2318-1338

Resumen

ATVARS, Teresa Dib Zambon; SERAFIM, Milena Pavan  y  CARNEIRO, Ana Maria. Os Desafios Da Gestão Da Qualidade Numa Universidade Pública Brasileira: A Experiência Da Unicamp. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70275.  Epub 05-Sep-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870275.

Neste artigo, apresenta-se a experiência da Unicamp nos processos de avaliação institucional e de planejamento estratégico, a partir dos anos 2000, sob duas perspectivas: das recomendações pelos comitês externos e da análise da percepção das comissões internas. Apresenta-se, também, uma análise do Sinaes e do modelo do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Documentos referentes aos cinco ciclos mostram que os processos se tornam mais abrangentes, mas há limitações operacionais, que restringem a amplitude da avaliação. As questões formuladas às comissões internas de cada órgão avaliado, nos processos AI/2009-20013 e AI/2014-2018, prospectou a percepção da comunidade sobre a importância da avaliação e do planejamento decorrente dela, mostrando gradativa integração entre os mesmos.

Palabras clave : universidades públicas; avaliação institucional; governança universitária; planejamento estratégico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )