SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Challenges For The Public Quality Assurance In A Brazilian Public University: Unicamp ExperienceResolution Cne N. 7/2018 And The Bureaucratization Of Higher Education: Notes On The Guidelines Regarding Just To Community Outreach Programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

JUNIOR, Oseias Freitas de Oliveira  and  DALMAU, Marcos Baptista Lopez. A RELAÇÃO ENTRE EVASÃO E EMPREGABILIDADE MEDIADA PELO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CURSO DE FILOSOFIA DA UFMS. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e70855.  Epub Oct 04, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133870855.

Neste texto, apresenta-se resultados de pesquisa que teve por objetivo verificar em que medida os fatores que influenciam a evasão do curso de graduação em Filosofia na UFMS estão relacionados com a formação e com as competências desenvolvidas. A partir de perspectiva quali-quantitativa, a coleta de dados foi feita por análise bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Foram aplicadas 11 entrevistas e 304 questionários com os sujeitos da pesquisa. Entre os resultados obtidos, destacam-se a necessidade de adequação conceitual do PPC às necessidades de um curso de licenciatura noturno; as competências ligadas ao núcleo central do curso são plenamente desenvolvidas, já as ligadas ao ensino são percebidas pelos egressos como deficitárias, o que demonstra ênfase nas disciplinas de pesquisa; o principal fator que motiva a evasão é a conciliação entre trabalho e estudo, aliado a um choque ao entrar em contato com a realidade acadêmica.

Keywords : curso de Filosofia; competências; evasão; egresso; trabalho..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )